quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conclusão

A diversidade cultural regional do Brasil é imensa, cada local tem sua história, seus costumes suas festas. Estas atividade enriquecem todo o teritório brasileiro, pois a quantidade de atividades folclóricas existentes no país é que torna ele este gigante multi-cultural.
As aulas também, passaram a ser mais dinâmicas, proporcionando ao aluno experiências concretas do dia-a-dia oportunizando condições de se tornar um ser ativo, pensante, participativo, critico, liberando sua criatividade e permitindo-lhe condições de analisar e valorizar a sua própria vivência.

sábado, 5 de junho de 2010

Avaliação

1- Os alunos responderão as seguintes questões:

2-Quais as festividades encontradas no seu município?

3-Quais épocas do ano tem mais festividade, no frio ou no calor?

4-Há quanto tempo acontecem estas festividades?

5- Alguma atividade deixou de existir? Porque? Será avaliado, também, as atividades artícisticas construídas pelos alunos (balões e bandeirolas).

Recursos


Para fazer a atividade vamos utilizar o computador com a cesso a internet, uma conta de publicação de blogs ,e sites.

Processo



Apresentar o material pesquisado, promovendo a elaboração de uma exposição.
Grupo das comidas e bebidas trará um ou mais pratos para sala de aula.
Grupo das músicas e danças ficará encarregado de apresentar uma quadrilha com trajes típicos.
Grupo das adivinhações, crendices e brincadeiras apresentarão algumas.
E todos falarão da consciência e dos cuidados que precisam ter com foguinhos, fogos de artifícios e fogueira.
Organizar uma Festa Junina para as apresentações envolvendo a escola e a comunidade.



Tarefa


.Pesquisar as comidas tipicas da Festa junina.

Apresente a idéia do projeto sobre as festas Juninas para os alunos. Pergunte o que eles já sabem e o que gostariam de aprender sobre este tema.


Divida a turma em grupos para pesquisar sobre os temas sugeridos: comidas e bebidas, música e danças, lendas, brincadeiras, trajes típico, adivinhações e crendices e cuidados com fogos e fogueira.

Introdução

Festa junina
Há uma tradição em minha comunidade de todos os anos no mês de junho fazer uma festa no dia de São Pedro, com quadrilha, fogueira, comidas e bebidas típicas. No entanto, os jovens que costumam participar não têm noção de como e por que surgiram as festas juninas.Foi então que surgiu a idéia de realizar um projeto em que pudesse contextualizar essa festa tão conhecida do mês de junho, proporcionando aos alunos conhecimento para valorizar essa cultura tão importante no Nordeste brasileiro. Por outro lado, as situações desse projeto possibilitam as crianças vivenciarem o papel de leitor, e desenvolver o gosto pela leitura.As crianças de modo geral se sentem bastante atraídas por estes tipos de texto e muitos deles já conhecem.Os textos memorizados e repetidos possibilitam às crianças atentarem não somente aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmos e rima, alem das questões culturais envolvidas.Alem do que esses alunos têm dificuldade na leitura e interpretação, levando em conta que a maioria deles pela faixa etária já deveria ler convencionalmente. Mediante as ações desenvolvidas nesse projeto pretendo sanar a dificuldade que eles têm em perceber que a leitura pode ser algo prazeroso desde que seja realizado de livre e espontânea vontade.